Mato Grosso
Governo de MT começa a distribuir doses de vacina contra Covid-19 aos grupos prioritários nos municípios
Compartilhe:
O governo de Mato Grosso começa a distribuir, nesta terça-feira (19), 126.160 doses da vacina Coronavac que irá contemplar 60.074 pessoas no estado.
Mato Grosso deu início, na noite desta segunda-feira (18), ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
Em ato simbólico, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dez profissionais que atuam na linha de frente da pandemia no estado receberam a primeira dose do imunizante Coronavac.
Lotes de vacina da Coronavac em Mato Grosso — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
O imunizante será encaminhado para os 141 municípios nas primeiras horas desta terça-feira.
Enquanto não há a confirmação da quantidade total de doses a ser enviada aos Estados, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alinha estratégias para a logística de vacinação, reforçando que, havendo qualquer alteração no Plano Nacional de Imunização, o plano estadual se adequará à mudança.
De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, nesta primeira fase serão vacinados prioritariamente pessoas idosas institucionalizadas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas aldeados, e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
A princípio, a SES-MT deverá analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas desse grupo, já que o total enviado nesse momento para o Estado não é suficiente para atender toda a demanda.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, os municípios vão saber quantas doses vão receber. O estado separou as doses para a população indígena e as demais foram rateadas proporcionalmente pelos números informados pelo Ministério da Saúde.
O envio obedecerá ao Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, que será executado pela SES-MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa.
Nos casos em que for necessário, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) disponibilizará seis aeronaves de sua frota para dar celeridade à distribuição.
Os imunizantes serão encaminhados para 14 polos regionais, que serão a ponte de distribuição para os demais municípios, considerando a quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde. A vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI).
G1